Vivências e oficinas

Mediação de Leitura 

Foi realizada nos municípios de Pacaraima / RR  e Parintins / AM. Em Pacaraima a maioria dos participantes eram acadêmicos da UERR e educadores do projeto de Letramento Guariba https://www.facebook.com/ProjetoDeLetramentoGuariba. Em Parintins os participantes eram profissionais de biblioteca e professores da rede pública municipal.


Público-Alvo:
Educadores, bibliotecários e demais interessados em mediação de leitura.

Ementa:
Leitura a partir de uma perspectiva mediada e interacionista; Itinerário e experimentação de práticas de leituras e recriação textual; Tipologia textual e modalidades de leitura; Gêneros escritos e orais.

Mediação de Leitura:
Mediar é o ato de tornar a leitura de textos literários mais interessante para os jovens  leitores, aproximando-os do universo da literatura e criando as condições necessárias para o letramento. Existem diversas práticas que podem tornar o ato da leitura mais prazeroso, levando os jovens leitores a interagirem realmente com o texto, criando sentidos a partir do seu entendimento pessoal e do seu local de origem.

Objetivo Geral:
Desenvolver nos participantes habilidades de mediador, capacitando-os com embasamento teórico e orientação prática, .de forma que sejam capazes de trabalhar a leitura com as diferentes formas de expressão artísticas, e promover a formação do leitor crítico, além de estimular os jovens leitores a desenvolver habilidades de raciocínio e capacidade de análise.

Objetivos Específicos:
  • Discutir, do ponto de vista da teoria da literatura, questões sobre a leitura e a abordagem analítica do texto;
  • Apontar para a construção estética dos textos, revelando-lhes o seu gênero textual; 
  • Auxiliar na fruição dos diversos textos – literários, jornalísticos, fílmicos, publicitários;
  • Informar como se dá o processo de leitura, do ponto de vista cognitivo, psicológico e fisiológico;
  • Ampliar a competência leitora e o gosto pela leitura;
  • Estimular a criação de clubes de leitura e outros ambientes sociais, visando o compartilhamento com outras pessoas a fruição estética, o diálogo e as leituras do mundo experimentados no curso;
  • Trabalhar técnicas da contação de histórias, da leitura dramática e da reconstrução textual em suportes e linguagens artísticas diversificadas.











Vivências - Brincadeiras Poéticas/Cantadas

Atividades lúdicas realizadas com crianças e educadores das comunidades mobilizadas pelo projeto. Têm o objetivo de aproximar os vínculos entre os participantes, criando ambiente afetivo para inciar os trabalhos e oficinas.






Oficina de Iniciação ao Teatro - O comi(s)co do Palhaço Sagrado

A oficina foi desenvolvida no Centro Cultural Amazonino Mendes - Bumbódromo, na cidade de Parintins / AM nos dias 22 e 23 de novembro / 2013. 






Oficina de Leitura Dramática



Nenhum comentário:

Postar um comentário